Cosanpa e agência reguladora municipal se reúnem

_MG_0666Assessores da Companhia de Saneamento do Pará, Cosanpa estiveram reunidos nesta sexta-feira, 18 com os representantes da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém, Amae, na sede administrativa da Cosanpa no bairro de São Brás em Belém.

_MG_0662O encontro foi uma apresentação mútua dos gestores do Contrato de Programa existente  entre a Prefeitura de Belém e a Companhia de Saneamento do Pará para a prestação do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto. O contrato foi assinado em novembro do ao passado e permite um ambiente regulatório na prestação dos serviços, como explicou o Presidente da Amae-Belém, Antonio Noronha. “Com a vigência desse contrato, a prestação do abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital passou a ser compartilhada. A Cosanpa faz a operação do serviço e a Amae faz a regulação, o planejamento e a fiscalização. Nós estamos em fase inicial desse relacionamento, aprimorando os instrumentos que vão permitir essa gestão compartilhada, em prol da boa prestação dos serviços para a população”.

_MG_0664Outro ponto positivo apontado pelo presidente da Amae é a possibilidade de novos investimentos: “Esse contrato, o qual cabe à Amae  fiscalizar,  permitiu tanto ao município quanto ao estado, a candidatura à obtenção de recursos para investimentos em água e esgoto na grande Belém, que tinham como condição para a liberação de financiamento, o ambiente regulatório. E com novos investimentos vamos otimizar a prestação de serviço para a população, que é o nosso objetivo final”, explicou Noronha. O presidente da Amae também destacou que o papel da agência é ser um mediador entre o prestador de serviço e o usuário.

_MG_0665A assessora de Regulação e Novos Negócios da Cosanpa, Renata Maneschy foi quem representou o presidente da companhia na reunião, acompanhada pelos assessores das áreas, financeira, operacional e de expansão. Ela explicou que essa reunião veio facilitar o fluxo de informações entre Amae e Cosanpa. “Quanto mais afinados nós estivermos junto à equipe que trabalha na gestão do contrato da agência reguladora e os nossos colaboradores, mais fácil flui a informação aqui dentro, vamos esclarecendo dúvidas e eles (Amae) vão conhecendo como são os nossos processos de trabalho.”

Sobre a fiscalização que a Amae passou a exercer sobre a prestação de serviço da Cosanpa, a assessora entende o momento, como um período de adaptação entre as partes. “Hoje temos sim a obrigação de dar esse retorno para a população em relação à prestação de serviço, não que não fizéssemos a prestação da melhor maneira que podemos fazer, mas essa troca de informação vem enriquecer o nosso  trabalho  porque somos cobrados e com isso temos que nos esforçar muito mais para prestar um serviço, com uma qualidade superior aos nossos clientes”, concluiu Renata Maneschy.

A assessora acrescentou que as reuniões entre os gestores da Cosanpa e a Amae devem se tornar frequentes.